Inteligência EmocionalO poder da empatia

Outubro 15, 2022Por Pedro Colaço

A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e é um pilar da inteligência emocional pois permite melhorar os nossos relacionamentos. Mas tem de ser usada e praticada.

Por isso um estudo recente tentou perceber quantas oportunidades de empatia temos realmente no nosso dia-a-dia e a conclusão foi: 9 oportunidades de empatizar com os outros e 6 oportunidades de receber empatia.

Outra conclusão foi que é mais fácil empatizar com aqueles mais próximos de nós do que com desconhecidos (o que é expectável por ser mais “fácil” a vários níveis, mas também nos pode recordar que podemos fazer a diferença na vida de alguém, nem que seja por um momento apenas).

Verificou-se também que foi gerada mais empatia com emoções “positivas” do que “negativas”, o que por um lado surpreende pois normalmente esta é uma capacidade muito usada para atenuar o sofrimento alheio, mas por outro é normal visto ser mais fácil e menos “pesado”.

Seja como for, concluo eu, o mais importante é desenvolver esta capacidade através do treino, aproveitando todas as oportunidades para tal, com conhecidos ou desconhecidos, sejam emoções negativas ou positivas. Porque isto ajuda a desenvolver relacionamentos mais fortes e significativos e também contribui para criar uma sociedade mais humana e consciente.

 

Pedro Colaço