Inteligência Emocional pode ser descrita com a capacidade de monitorizar e distinguir as emoções próprias e alheias, com o intuito de usar esta informação para orientar os seus pensamentos e ações. Note-se que Inteligência Emocional, por definição, implica aplicação prática.
A Inteligência Emocional apresenta 4 campos interconectados que se complementam: autoconsciência (self-awareness), autogestão (self-management), consciência social (social awareness) e gestão de relacionamentos (relationship management).
São abordados e trabalhados, por isso, aspetos intrapessoais como consciência, autocontrole, motivação e atitude, bem como aspetos interpessoais como relacionamento, empatia, liderança e habilidades sociais.
Vamos descobrir conceitos, desvendar o papel das emoções, revelar o poder da empatia, compreender a ilusão dos sentidos, aprender ferramentas práticas como o painel de controle e as regras para a vida, e usar dinâmicas desafiantes como as cartas das emoções.
Alguns benefícios de saber usar a Inteligência Emocional são: